Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DESEMPENHO DA PROVINHA BRASIL/2010

A Provinha Brasil é instrumento pedagógica, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre de alfabetização aos professores e gestores das redes de ensino e tem como objetivos principais:
1. avaliar o nível da alfabetização dos alunos/turmas nos anos iniciais do ensino fundamental;
2. diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.
Esses objetivos possibilitam, entre outras ações:
  • Estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino;
  • Planejamento de cursos de formação continuada para os professores;
  • Investimento em medidas que garantam melhor aprendizado;
  • Desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas;
  • Melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.
O delineamento e a construção dessa avaliação prevê, sobretudo, a utilização dos resultados obtidos nas intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade da alfabetização.
MEC
INEP-Provinha Brasil

 Os alunos da Professora Sandra Geni, 2ª Fase do I Ciclo, participaram da Provinha Brasil/2010. No primeiro semestre/2010, seis alunos ficaram no nível 3, cinco do nível 4 e um no nível 5. No 2º semestre/2010, um aluno ficou no nível 3, três alunos no nível 4 e oito no nível 5. A referida avaliação consta de 24 questões.
Fonte: Secretaria escolar
A escola tem adotado a Provinha Brasil como subsidio no processo de avaliação do ensino e aprendizagem.  Ela é apenas uma das ferramentas utilizadas, pois a escola ciclada compreende a aprendizagem e o desenvolvimento do educando como um processo contínuo e dinâmico sob diversos aspectos que caracterizam o educando como ser humano.

No 1º Semestre o desempenho dos alunos atingiu 73,26%. No segundo ouve uma evolução para 90,62%.

Um comentário:

  1. Parabéns turminha, professora, pais. É imprescindível além d@ professor@, os recursos didático, metodológico e a participação dos pais. A criança se sente valorizada e ver a importância daquilo que faz quando estes fazem acompanhamento e dão apoio às atividades de seus filhos. O que se faz, não faz somente para si, mas também para o outro. Tudo passa a ter mais sentido quando o outro percebe o que foi para ele. O sentido para a criança depende da satisfação dos pais dentro de casa. E ela contribui para isso quando apresenta o que faz para eles. Ela só espera um sorriso.

    ResponderExcluir

Partcipe, junte-se a nós.