Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

Um Roceiro na Assessoria Pedagógica


Com a autodenominação carinhosa de “Roceiro da Gleba União” o professor Edvaldo Bernardino de Farias, até então diretor da escola do campo: ESCOLA ESTADUAL “Geraldo Santana dos Santos”, foi eleito assessor pedagógica do município de Santo Afonso/MT com 50,9% contra 49,1% das intenções dos votos da professora Maria Eunice da ESCOLA ESTADUAL “Acadêmico Lauro Augusto de Barros”.
A escola Geraldo Santana dos Santos e a localidade da Gleba União sentem-se orgulhosas pela vitória do ilustre professor que possui uma história marcada por muitos desafios vencidos pela educação. Esta história se inicia na década de 80 diante da necessidade de famílias migrantes de outras regiões do Brasil que aqui chegaram trazendo na bagagem o sonho de cultivar um pedaço de chão no recanto deste imenso país. Graças, dentre muitos braços e idéias, neste período, nasce a história da ESCOLA ESTADUAL “Geraldo Santana dos Santos” como a possibilidade de consolidar a concretude do sonho destes colonos de se fixarem neste horizonte onde mana leite e mel. Esta é parte da história da escola, e esta é a história de muitos homens e mulheres que por ela passaram que se confunde com a história do próprio professor Edvaldo Bernardino de Farias (quarto mandato para diretor) que junto com outros personagens à frente da direção escolar como Lidney Pitaluga, Ezoraide Marques de Farias, Delcy Mesquita de Carvalho, José Ricardo Miranda, Marilene Pereira Costa, Rosilda de Farias Passos, têm consolidado esta escola como referência com um corpo de educadores que trabalham a favor da qualidade de ensino.
Estas eleições para assessor pedagógico do município de Santo Afonso faz lembrar destes nomes, desta escola que hoje conta com uma infraestrura com laboratório de informática, biblioteca, fanfarra, sala de vídeo, refeitório, quadra poliesportiva coberta, erguidos com a grande participação dos homens e mulheres da Gleba União.

Esta conquista é do professor Edvaldo, Gleba União, escola Geraldo Santana dos Santos, enfim é da educação.

4 comentários:

  1. Vitória acirrado da disputa entre os Prof. Edvaldo x Maria Eunice, p/ eleição de Assessor Pedagógico de Santo Afonso- MT. Vitória de 26 do Edvaldo, contra 25 votos de Maria Eunice, no contra peso por escola Edvaldo obteve 5 votos no acadêmico, contra 2 de Maria Eunice na escola Geraldo, frente do Edvaldo de 3 votos. Os educadores mostraram a sua força, exceto os poderes constituídos local, que agiram de forma conrrompida, não entendendo, oque é fazer educação, sem envolvimento partidário, que foram supreendidos com resultados das urnas, quando estavam, que não estavam esperando quebraram a cara.

    ResponderExcluir
  2. O brilhantismo da campanha para eleição de assessor pedagógico esteve ameaçada. O devido respeito aos políticos que lutam pela causa pública, mas não posso deixar de destacar que os pseudos políticos que não entenderam o que é uma campanha legítima, tentaram dividir os profissionais da educação. Nós da educação já possuimos idéias formadas. O que de fato estamos esperando é que os senhores políticos façam o que de fato é da respectiva competência. Não estamos aqui para dividir, mas para somar. Esperamos contar com o apoio do poder público constituído para melhorar a educação, criar política pública para incentivar a permanência dos munícipes em Santo Afonso, que seja aprovado o piso dos professores. Nesta eleição não há perdedor, todos ganham e a educação também. Parabéns ao professor Edvaldo e parabéns a professora Maria Eunice.
    Nosso respeito àqueles que são comprometidos com o bem estar da população.

    "Lutar sim, desistir jamais".

    ResponderExcluir
  3. Que bom que pensamos em somar, as vezes falar é tão fácil, esperamos que estes sentimentos seja realmente verdadeiro, a busca pelo ideal acredita se que está longe de acontecer uma vez que nós ainda estamos vivendo em um ambiente individualista, onde existem pessoas espalhando sentimentos de discordia entre as pessoas que nos rodeiam, enquanto nós calarmos diante de fatos irrelevante dentro de nossa sociedade, estaremos nos compactuando com mesquinharias humanas, não devemos julgar para mais tarde não sermos julgados, porque a cada passo que colocamos os pés estamos sendo observado, temos esperança de alcançar o êxito, mas as vezes fracassamos e precisamos nos recorrer a caminhos estreitos para continuar a nossa caminhada é bom termos consciencias de nossos atos porque é eles que irão determinar o nosso caracter, dizer quem somos e de que somos capazes. Mahatma Gandhi diz: Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio. E na Reflexão de Lavoisier ao descobrir que lhe haviam roubado a carteira. Diz: nada se perde, tudo muda de dono.

    ResponderExcluir
  4. Não sei o que seria do mundo sem Einstein, o gênio do século XX, físico teórico, que com suas idéias, proporcionou aos demais contribuir para um mundo mais confortável e preferiu dividir suas idéias com o mundo, já que o poder do mundo embora esteja com os que pensam (professores, intelectuais, artistas, cientistas, filósofos...) suas idéias são usurpadas por outros para caprichos pessoais e autopromoção, claro que existe as exceções. E aí fica a pergunta quem foram Sócrates, Platão, Aristóteles, Tales, Jhon Locke, Rousseua, Voltaire, Montesquieu, etc? Falavam demais e pouco ação? Graças as suas idéias destes faladores o ocidente é democrático. E o que falar de Jesus Cristo? A ação dos homens de hoje ainda são influenciadas por eles. É evidente que pouca gente tem o prazer de ler, enquanto que outros copiam somente, correndo maior risco da ação sair pela tangente, apesar das idéias dos “faladores” serem base, mas a realidade é diferente. É preciso recriar.

    Julgar é uma coisa e condenar é outra. Acredito que esteja falando com um(a) professor(a) que para mostrar o rendimento do aluno é necessário avaliá-lo, portanto julgar é avaliar, mesmo processo aplicado eleição de assessor pedagógico. Você julgou ou condenou o seu candidato à assessoria pedagógica.

    Pois é! O pensamento de Gandhi está mais para o pensamento de um tecnicista que de um educador. A natureza não pensa. Ela foi programada para trabalhar de fato, mas sem pensar. Fica difícil para um professor ou mesmo ou próprio assessor pedagógica ficar absorto ao seu trabalho sem dialogar as teorias pedagógicas com os seus companheiro de trabalho. Quem fala, incomoda alguns que estão lá em cima. Querem que fiquemos absortos ao trabalho para não pensarmos. Isto é antidemocrático.

    Que bom que este espaço é democrático e que um falador pode contribuir com os práticos. Ascendeu um novo aprofundamento na discussão. Aos da base compete falar; aos de cima compete fazer. Mas estamos aí para somar. A melhor maneira de somar a fala e dividí-la, democratizar com os demais para que as ações saiam com mais coerência e coesão.

    “As idéias falam primeiro que os atos, mas nem todos conseguem vê-las antes destes”.

    To te vendo. Você é legal.

    ResponderExcluir

Partcipe, junte-se a nós.