Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

LER É ESSENCIAL

Na educação o protagonista é o educando e os atores coadjuvantes são aqueles que estão relacionados ao mundo do aluno. A educação é um dever do Estado, da família e deve ser incentivado pela sociedade e norteada por princípios democráticos. A educação vai além dos conhecimentos técnicos e se estende à formação do homem envolvido com princípios capaz de estabelecer e construir relações de igualdade, liberdade e respeito mútuo.
 Neste contexto o tempo e espaço de aprendizagem se expandem para outros espaços e outros momentos. A biblioteca assume importância fundamental para o ato de educar. Em consonância com a proposta da SEDUC/MT, o bibliotecário, professor Aloísio Bernardino de Faria, desenvolveu o projeto “Ler é Prazer” com a participação de outras áreas de conhecimento focado na educação do campo, em parceria com o projeto, “Tribuna da Leitura” da área de Linguagem, desenvolvido pela professora Rosilda de Farias Passos.
O projeto foi desenvolvido em um cenário semelhante a um tele jornal com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Nos anos iniciais foi desenvolvida a leitura por meio de gravuras e confecção de cartazes expostos na área externa da sala de aula. O Ensino Médio, após o desenvolvimento das atividades de leitura em sala de aula, fez uma apresentação aberta, em síntese da obra lida, no dia de fechamento do projeto. Este esteve totalmente voltado para a realidade da escola do campo.
Neste dia, a convite da escola, esteve presente o prefeito municipal Silvio Souto, o secretário de agricultura Adelvane Santos, o técnico da secretaria de agricultura Jaime Antonio Sganzerla. Na ocasião a prefeitura doou mudas de bananeiras geneticamente modifica resistente às pragas.
Inserida neste projeto e através da leitura da realidade do campo, a escola e prefeitura firmaram uma parceria voltada para o incentivo do desenvolvimento econômico e social da localidade. A prefeitura doou e se comprometeu por mais doação de mudas de bananeiras, orientação técnica e insumos agrícolas. A escola ficou responsável, através da criação da comissão gestora acompanhada pelo CDCE escolar, pelo desenvolvimento do projeto. A área de 3 hectares destinada ao viveiro de mudas já está disponível. Esta parceria prevê a distribuição de mudas, produção e futura comercialização do produto para os sitiantes e o incremento da merenda escolar.
A concretização de um projeto nasce com um sonho, uma utopia.
A educação deve estar comprometida com a realidade, significância social, econômica, política e cultura dos educandos.
A leitura é uma porta para outras ralidades, horizontes. É viver, sonhar, é libertar-se é fazer acontecer. Quem lê tem mais possiblidade de saber o que está falando, aprende e pensa melhor, tem sempre novas idéias para ajudar. 





Um comentário:

  1. Dia 17/11/2010 das 7:00 às 22:00 h, por períodos, foi realizado o encerramento do Projeto de Incentivo a Leitura "Ler é Prazer", com Alternância da Cultura do Campo, Participaram 134 alunos da Ed. Básica, 13 professores, 10 funcionários,15 pais de alunos, 4 autoridades entre as Igrejas Católica,Batista, Assembléia de Deus de Boa Esperança e Santo Afonso, 1 Técnico da Secretaria Municipal da Agricultura, Prefeito Municipal de Santo Afonso,Assessora Pedagógica - SEDUC Santo Afonso e 2 Gestores da Escola Acadêmico Lauro Augusto de Barros.Ojetivo do Projeto:Ler a Obra Literária,Pesquisar na Internet, outras Obras Literárias do Escritor,elaborar um cartaz da Produção da Leitura, para Exposição no Varal das Ofícinas,desenvolver metas e práticas nas disciplinas da grade curriculares e eixo norteadores da Escola do Campo,para elaboração do P.P.P. 2011 e participação da parceria da Prefeitura Municipal de Santo Afonso, incentivando a implantação das diversidades das Culturas Alternativas, evitando êxodo rural e desenvolver a política sócio econômico do Municípal de Santo Afonso, ainda foram fixados 6 faixas com dizeres da Escola do Campo e formado uma Comissão, por turmas dos próprios alunos, para coordenar as apresentações e montagem do Varal das Oficinas no Auditório da Merenda Escolar, composta por: Locutor, Secretário, Montador das Oficinas. Da elaboração do cartaz da apresentação com frente e verso; recorte de 6 figuras de revistas, em duas metade de uma cartolina, colado frente e verso, Parte da frente;1ªfigura, representando dados do Escritor e livros,2ªfigura, nome do Sítio,Cultura Atual da região: Pecuária de leite,corte e recria de gado, 3ªfigura, várias outras Culturas Alternativas, como: psicultura,banana,frutas, reflorestamento; seringa,palmito,cacau,copuaçu,etc, 4ª figura, representando um professor dando aula na sala na EE.Geraldo S. dos Santos e dados dos alunos, prof., data, turma,período; Parte do verso, Título da Cultura, que o Escritor retrata da Obra Literária lida, expressões populares no final ou meio das frases do texto lido, em que o escritor rimava, "ditos da cultura do campo" e 2 fotos que representa a leitura da imagem da escrita das expressões.No encerramento cada aluno levou o seu cartaz e uma muda de banana e 200 gramas de adubo NPK, para plantar no Sítio, procurando usar a técnica da Sec. Municipal da Agricultura de Santo Afonso, após o Prefeito, passou a fazer parte da Comissão Gestora formada pelos funcionários,Secretário da Escola Reginaldo Braga dos Santos,Prof. Matemática Ivonildo Ferreira Martins e Professor de Ciências Física Biológica Wenderson Tavares de Menezes, em seguida o Prof. Aloísio B. de Faria, que atua na Biblioteca, finalizou agradecendo "DEUS, professores, funcionários,Gestores da Escola e participantes do Municipio,Presidente da Câmara, Presidente da Associação da Gleba, Laticínio Unilac, Produtores Rurais que contribuíram, com sua presença e alimentos patrocinados durante o evento.

    ResponderExcluir

Partcipe, junte-se a nós.