Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

EDUCAÇÃO RESIGNIFICANTE

Dia 24 e 26/03/2011 a ESCOLA ESTADUAL "Geraldo Santana dos Santos" deu continuidade ao projeto da lavoura pedagógica. Após o preparo do solo, foram plantadas 1085 mudas, das 1614 adquiridas através da secretaria municipal de agricultura.
A participação dos alunos foi fundamental nesta experiência no laboratório vivo. O tempo-espaço da sala de aula estendeu-se á prática social dos alunos, adequado à realidade do campo. Neste momento os determinantes observados e coletados foram registrados, a fim de trabalhar com os mesmos em sala de aula com intuito de demonstrar ao aluno a relação escola-vida, teoria-prática, conhecimento sincrético-sintético e conhecimento informal-formal. Desta forma busca-se o ensino resignificante para o aluno de maneira que torne ele capaz de tomar iniciativa frente aos desafios da vida.
A princípio, dentre os diversos determinantes, acentua-se alguns já propostos, que poderão ser trabalhados de acordo com as etapas e níveis de ensino, após o consenso dos professores:
1. Estudo do solo, relevo, clima e o impacto ambiental na área de cultivo;
2. Agroecologia;
3. Pré-requisitos, conceito e cálculo do diâmetro, operações fundamentais, sistemas de pesos e medidas e sistema monetário tendo como base as unidades de medidas adotadas no plantio e na área de cultivo;
4. Abordagem dos alimentos geneticamente modificados;
5. Economia solidária;
6. Estudo da cultura da banana em seus diversos aspectos: economia, comercialização, propriedades nutricionais e seu impacto social na geração de mão-de-obra e renda.
Por se tratar de um projeto, esta proposta está em constante análise, avaliação e sujeita a alterações. O mais importante é a participação e envolvimento com o maior número possível de sujeitos e comprometimento com o cotidiano do estudante via teoria-prática resignificante.
“Não basta ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” (Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Partcipe, junte-se a nós.