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quarta-feira, 19 de maio de 2010

Segundo Encontro da Formação Continuada

No segundo encontro de formação continuada refletimos sobre a força da cultura nas ações humanas dentro de uma abordagem no cotidiano escolar, na formação da identidade profissional do educador dentro e fora da sala de aula e sobre a prática de análise de desempenho efetuada pela escola no ensino-aprendizagem. Orientamos-nos em dois eixos teóricos: “Homem, pensamento e cultura” - Dante Diniz Bessa” e “Avaliação” - Lukesi.

 

O trabalho iniciou-se com a integração dos professores e profissionais administrativos. Em seguida formaram-se dois grupos, um com o tema avaliação e outro com Homem Pensamento e Cultura. Após o estudo do material formou-se novamente o grupão com a interação do temas.

Compreendemos que o homem é autor e fruto da cultura, é sujeito e também objeto. O homem cria cultura, muda a cultura, se acultura e assim muda o homem e a natureza. Sua busca está focada para a mudança no tempo e espaço. Assim, aceitando ou não, consciente ou inconscientemente as mudanças acontecem, são internalizadas, transformadas e reproduzidas.

A cultura padroniza o comportamento humano por meio da linguagem, do trabalho e dos valores. Desta forma os grupos são formados e organizados pelos valores em comum, pelo que fazem em comum e pelos mesmos mecanismos da linguagem que utilizam. Conseqüentemente nascem culturas e culturas, cada uma com seus costumes, crenças, valores, conhecimento.

Concebida a escola como organismo inclusivo de espaço acolhedor a todos os indivíduos e culturas que contribue para convivência em integração, ela é o ambiente dos excepcionais, índios, negros, brancos, enfim é de todos. È neste espaço que todos os profissionais da educação trabalham, através de suas atitudes e comportamentos profissionais e pessoais, para formação do educando capaz de compreender, entender e dialogar com vista à formação de pessoas solidárias, colaboradoras, justas, participativas, dinâmicas e que respeite as diferenças.

Convergimos o debate da cultura com o processo e análise dos instrumentos e o conceito de avaliação utilizados na escola. Verificamos que a cultura da meritocracia permanece arraigada à comunidade escolar, principalmente no segmento pais e alunos. Segundo Lukesi são três as razões culturais para tal resistência. A razão psicológica (biográfica, pessoal), a razão histórica e o sistema social excludente. Na primeira situação a escola repassa a prática educativa da forma como fora educada e repete automaticamente a prática apreendida. Na razão histórica, em pleno século XXI praticamos a herança deixada pela pedagogia dos jesuítas e comeniana do século XVI através da aplicação dos exames escolares. E a terceira razão reside num modelo de sociedade excludente que vivenciamos e os exames expressam e reproduzem esse modelo de sociedade.

Logo, a escola deve auto-avaliar sua cultura pedagógica, seus instrumentos e sua intenção de avaliar para que possa desempenhar sua real função social de incluir por meio da avaliação diagnóstica e reparadora aliando professor e aluno.

4 comentários:

  1. Cultura é a forma dos humanos em geral e ao mesmo tempo jeito de viver os grupos sociais eespecifico.Assim vivenciamoss várias culturas no nosso dia-a-dia e temos que aceitar a opinião de cada pessoa que vivem na sociedade mesmo que não concordamos, mas tem que aceitar a opinião de cada um, não podemos discrimina-la.

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  2. CULTURA E A FORMA DE VIVER DOS HUMANOS EM GRUPOS SOCIAS, ONDE ENVOLVE OS VALORES CRENÇAS E O COMPORTAMENTO DE SUAS ATITUDES.EM NOSSO TRABALHO EM NOSSA SOCIEDADE CONVIVEMOS DIÁRAMENTE COM ESTAS SITUAÇÕES, TEMOS QUE SABER RESPEITAR A FOMA DE VIVER DE VESTIR FALAR DE CADA UM,

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  3. Cultura
    Devemos respeitar todo tipo de cutura quando estivermos em grupo social,o modo de como as pesoas falam, viver as diferentes formas cuturais de cada um,no trabalho, na escola e no comportamento. Praticando e reducar o jeito de viver de cada ser humano.

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  4. Hoje com nossas variedade cultural, temos que aprender a conviver com as diferenças de pensamento das pessoas,respeitando sempre as opinião das outras.

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